PERGUNTAS FREQUENTES

GERAL

-First

A medição do balão é feita para fins informativos. Não reflete resultados. O objetivo do exercício não é atingir uma circunferência específica do balão. É por isso que apenas deve treinar enquanto se sentir confortável.


Treinar com o Aniball não deve doer. Não é necessário expandir o tamanho do balão a todo custo e não há problema se conseguir os mesmos resultados ao longo de vários dias. À medida que a data do parto se aproxima, o seu períneo relaxa gradualmente devido a um aumento na atividade hormonal.


Com base em dados clínicos, uma circunferência do balão de 25 cm (aproximadamente 10 bombeamentos) é eficaz na prevenção de laceração do períneo durante o parto. Recomendamos não ultrapassar esta circunferência, pois podem ocorrer lesões.

+Com que regularidade devo treinar com o Aniball?

Pode começar a treinar com o Aniball assim que completar a 36.ª de gravidez. 15 minutos por dia são suficientes, no entanto, sinta-se à vontade para treinar por mais tempo, a menos que surja dor ou desconforto.

+Posso começar a treinar apenas 14 dias antes da data do parto?

Sim, sem dúvida. Até duas semanas podem fazer uma grande diferença.

+O que é uma episiotomia e quais são os efeitos a longo prazo?

Um corte perineal ou episiotomia é uma incisão cirúrgica do períneo (a área entre a abertura vaginal e o ânus) durante o parto. O objetivo deste procedimento é aumentar a abertura vaginal e evitar a rutura espontânea do períneo. Infelizmente, este procedimento está muitas vezes associado a uma série de complicações desagradáveis e efeitos colaterais negativos, que geralmente duram a vida toda. Os efeitos colaterais negativos comuns incluem dor durante a micção, limitações nas relações sexuais, cirurgia plástica perineal necessária, incontinência na idade avançada e outros efeitos aparentemente não relacionados (dores de cabeça, pressão psicológica). É por isso que é importante evitar danos no períneo (causados por lacerações ou incisões).

SEGURANÇA

-First

Não, não pode. O Aniball foi exaustivamente testado de acordo com as diretivas europeias relevantes sobre dispositivos médicos.


O balão é produzido em silicone extremamente durável. Não se esqueça de utilizar apenas lubrificantes à base de água e verifique o balão antes de cada utilização. Não utilize lubrificantes que contenham óleos e perfumes, pois podem danificar o silicone.

+A minha vagina pode alargar de forma permanente?

Não, o Aniball não a alarga de forma permanente. Na verdade, ajuda a manter a sua vagina saudável e elástica.


Esta informação enganosa, infelizmente, muitas vezes leva ao término do exercício. A vagina é feita de tecido elástico, é impossível alargar. O Aniball não é uma ajuda para dilatar. O objetivo do exercício não é a vagina, mas sim os músculos do pavimento pélvico para evitar lesões durante o parto. Os fatores que têm efeitos a longo prazo nos músculos do pavimento pélvico, além da genética, são: a condição física da mulher, a sua constituição, a forma de dar à luz e o tamanho do bebé. Estes fatores são muito mais significativos do que a utilização a curto prazo de dispositivos médicos como o Aniball.


Se as diretrizes do manual de instruções forem seguidas e o exercício for realizado com respeito pelo corpo, a utilização deste balão pode ajudar a evitar danos no pavimento pélvico e lesões no períneo. Devido à presença de hormonas, um tecido saudável é capaz de se expandir uma vez durante o parto e depois retornar ao seu estado anterior.

+O Aniball pode causar um parto prematuro?

Não, não pode. Estudos clínicos mostraram que os dispositivos médicos como o Aniball não podem causar um trabalho de parto prematuro.

+O Aniball pode fazer com que as águas arrebentem?

Não, não pode. As suas águas podem romper sozinhas e a qualquer momento por vários motivos, tal como devido a uma infeção. No entanto, foi comprovado que o exercício com o Aniball durante uma gravidez saudável não pode causar a rutura da bolsa.

+Houve uma perda de sangue durante o exercício; O que devo fazer?

O exercício com o Aniball é recomendado durante um período em que o colo do útero amolece, fica desvanecido e está em preparação para o parto. Durante este período, a circulação sanguínea no colo do útero aumenta e o próprio colo do útero fica muito delicado; mesmo um toque muito suave pode causar pequenas manchas ou descarga. Se isto ocorrer durante o exercício com o Aniball (assim como durante o exame médico), mas cessar após o fim do exercício, pode continuar a utilizar o Aniball no dia seguinte.


Se o canal do parto for danificado devido a má utilização do balão ou não seguir as instruções do manual, recomendamos que interrompa o exercício por quatro a cinco dias e depois recomeçar gradualmente (sempre seguindo o manual de instruções). Mais importante ainda, respeite os limites do seu corpo.

+E se eu não conseguir expandir ainda mais o tamanho do balão?

Seja paciente. Não é necessário expandir o tamanho do balão a todo custo.


Os dados clínicos mostram que, para prevenir de forma eficaz lesões no períneo durante parto, é suficiente atingir uma circunferência do balão de 25cm (aproximadamente 10 bombeamentos). Para evitar lesões, recomendamos não ultrapassar esta circunferência.

+Existe risco de infeção durante a utilização??

Se todas as diretrizes de segurança forem seguidas durante a utilização, incluindo a limpeza completa antes da primeira utilização e desinfeção regular, o risco de infeção não é uma ameaça.

+Qual é a vida útil de Aniball?

O Aniball tem 24 meses de garantia. Se todas as instruções relativas à utilização e armazenamento do produto forem observadas, as qualidades do silicone permanecem inalteradas por um período de pelo menos cinco anos. É necessário ressaltar que a utilização frequente pode aumentar os sinais de desgaste e, portanto, diminuir a vida útil do produto.


É por isso que não recomendamos o exercício com um balão em segunda mão (um que tenha sido utilizado anteriormente) e oferecemos a opção de comprar um balão de silicone sobressalente por uma fração do preço do kit. A qualidade do silicone também é afetada pelos óleos, por isso é necessário utilizar, durante o exercício, lubrificantes à base de água que não contenham óleo.

+Onde é fabricado o Aniball?

O Aniball é 100% fabricado na União Europeia. O balão de silicone é um produto checo e o próprio silicone é fabricado na Alemanha e é da mais alta qualidade, aprovado para utilização em cuidados de saúde. Todos os outros componentes também são fabricados na UE.

SAÚDE

-First

Recomenda-se cuidado extra e uma consulta com o seu médico quando as seguintes condições estiverem presentes: varizes na vulva e na genitália externa, placenta baixa (pode ser diagnosticada pelo seu obstetra/ginecologista), dessensibilização da genitália vaginal e externa (doença neurológica, analgésicos), tratamento de infeções vaginais (a vagina está muito sensível), cirurgia vaginal (as cicatrizes podem impedir a elasticidade da vagina), líquen escleroso e atrófico da genitália externa (doença crónica da pele).


Consulte o seu médico ou parteira caso surja algum problema durante o exercício.

+Quando não é recomendada a utilização do Aniball?

A utilização do Aniball não é recomendada se: tem uma gravidez de alto risco ou está em risco de parto prematuro, sofre de qualquer tipo de sangramento vaginal, planeia uma cesariana, tem verrugas ou outra infeção vaginal patológica, tem inflamação vaginal, herpes genital, lesão vaginal, lesões pré-cancerosas ou outras doenças patológicas do colo do útero.


Consulte o seu médico ou parteira caso surja algum problema durante o exercício.

+Posso utilizar o Aniball se tenho uma gravidez de alto risco?

Se o seu médico lhe diagnosticou uma gravidez de alto risco (colo do útero curto, bebé deitado), recomendamos que consulte primeiro o seu médico. Vários médicos e parteiras estão familiarizados com o Aniball e poderão aconselhá-lo.

+E se testei positivo para Streptococcus do grupo b??

Não existem restrições em relação ao exercício. O próprio Streptococcus não representa ameaça para a mãe, só pode ser prejudicial para o bebé. Para medidas de prevenção, são administrados antibióticos durante o parto. A presença de Streptococcus do grupo B durante a gravidez não afeta o exercício.


No entanto, aplica-se uma abordagem diferente quanto a infeções fúngicas. No caso de uma infeção aguda por fungos, com corrimento, que está a ser tratada com supositórios vaginais, recomendamos interromper o exercício. Se houver vermelhidão da vulva acompanhada de sensação de ardor ou comichão, a parede vaginal pode ser muito delicada e propensa a fissuras e sangramento. Neste caso, recomenda-se interromper todo o exercício até que o tratamento com o supositório termine.

+E se tiver uma infeção por fungos?

Não recomendamos o exercício durante o tratamento da infeção por fungos. As paredes vaginais são delicadas e as membranas da entrada vaginal podem ser propensas a vermelhidão, irritação e podem criar fissuras ou rasgar. Em casos agudos, massajar o períneo também não é recomendado.

+E se tiver varizes na vulva?

Idealmente, se houver varizes na área genital nada deve ser ferido ou cortado durante o parto. Se não houver nada que a impeça de ter um parto vaginal e a cabeça do bebé puder passar pelo canal do parto apesar da presença de varizes, então o exercício com o balão é permitido. Claro, é sempre necessário avaliar o seu estado de saúde atual. Recomendamos que utilize lubrificante suficiente e pressione e solte o balão com cuidado extra e o mais devagar possível.

+Posso utilizar o Aniball após uma cesariana?

Sim. Graças à utilização do Aniball, é possível ter um parto vaginal após uma cesariana. Se é saudável e nada impede que tenha um parto vaginal, é possível fazer exercícios com o Aniball.

+Pode ocorrer perda de urina durante o exercício?

Pode ocorrer uma pequena perda de urina pode durante o exercício devido à pressão adicional sobre a bexiga cheia. Esta perda de urina é mínima e não impede mais exercícios com o Aniball. Depois de terminar o exercício, não deve ocorrer mais perda de urina.

+Como o Aniball ajuda após o parto?

O exercício após o parto ajuda a regenerar os músculos pélvicos e, portanto, limita a perda de urina logo após o parto e alguns meses depois. Também limita a possível incontinência mais tarde.

+Posso utilizar o Aniball durante uma terceira gravidez?

Tudo depende do curso dos seus dois partos anteriores. O Aniball ensina uma futura mãe a relaxar conscientemente utilizando métodos de respiração corretos. Isto ajuda-a a encontrar a melhor posição durante o parto e a familiarizar-se com as sensações de pressão, que durante o parto provocam a vontade de expelir e apoiam o comportamento intuitivo que é muito importante para um parto sem lesões. Você sabe o que funciona melhor para si.


É ótimo utilizar o Aniball ou o Aniball Inco durante os meses após o parto, para a reabilitação do pavimento pélvico e para a prevenção da incontinência e outras disfunções que podem ocorrer após várias gestações.

+-Deverei utilizar o Aniball se sofri uma lesão do períneo durante o último parto?

E se o meu períneo rasgar novamente? Não existe nenhuma regra que indique que a mesma coisa aconteça durante o seu segundo parto. A área que foi rasgada regenera-se e o tecido fica mais forte, mas menos flexível e elástico. A utilização do Aniball em áreas onde o tecido cicatricial está presente é recomendado pelos profissionais também porque ajuda a aumentar a qualidade do tecido traumatizado. Temos um feedback maravilhoso de mulheres que passaram por vários partos e só começaram a utilizar o Aniball durante a terceira gravidez, altura em que o seu períneo “finalmente” não foi rasgado ou cortado.


Recomendamos que siga o nosso manual de instruções com precisão, com respeito pelo seu próprio corpo. Não encha o balão excessivamente, mas tente relaxar conscientemente e “expirar” enquanto tenta encontrar a melhor posição possível para a sua expulsão. Esta é a melhor forma de prevenir lesões da região perineal durante o parto.

+Quanto tempo após o parto posso começar a utilizar o Aniball?

Pode começar a reabilitar o pavimento pélvico com o Aniball após seis semanas do parto ou após a cura de qualquer lesão do parto. Prossiga com cautela e respeite o seu corpo. A utilização do balão não deve ser desconfortável ou dolorosa. Não force o seu corpo.

Search